Qual é o melhor software para gestão de cursos de Direito?

A tecnologia nos oferece muita praticidade e facilita bastante a vida moderna. Assim também é com os estudos, ferramentas de ensino à distância e programa de gestão. Hoje vamos descobrir qual é o melhor software para gestão de cursos de Direito. Sem dúvidas, você vai querer ler até o final!

O que é um software?

O software é a parte não palpável de um sistema, também conhecido como programa ou plataforma. É dentro dele que as ações acontecem quando você executa um comando no hardware – dá um toque, aperta uma tecla, etc.. Dessa forma, eles podem ser utilizados em computadores, smartphones, tablets ou qualquer dispositivo com acesso à internet. Isso permite o acesso de qualquer local.

Características de um bom software de gestão

Para ser um bom software, ou programa de gestão, algumas características são fundamentais. Em primeiro lugar, com certeza, está a funcionalidade. Assim, o software precisa atender às suas necessidades. Além disso, ele precisa ser intuitivo, ou seja, fácil de usar. Dessa forma, você não precisará consultar manuais com frequência.

Em segundo lugar, ele precisa se adaptar à sua realidade, visto que o curso de Direito tem suas particularidades e requer uma atenção específica em certos pontos. Da mesma forma, é preciso que ele gere relatórios e outros parâmetros de medição de desempenho.

Por último, mas não menos importante, um bom software jurídico atende aos critérios traçados pela legislação. Bem como a normas de segurança a fim de evitar perda de dados, quebras no código ou invasões. Nesse sentido, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) é uma pilar fundamental no desenvolvimento de qualquer plataforma de gestão acadêmica.

Leia também: Como melhorar a gestão do seu curso de Direito

Como a tecnologia impacta o ensino do Direito?

A tecnologia simplifica processos e na educação superior não é diferente. Com a pandemia da Covid-19, ela se fez presente em tudo, sendo um dos únicos meios seguros de interação social.

Nesse sentido, modalidades como o Ensino à Distância (EaD) e Ambientes Virtuais de Aprendizado (AVA) foram, e ainda são, muito usadas. Ainda hoje, com a redução das medidas restritivas, elas continuam sendo auxiliares importantes no processo de ensino e aprendizagem.

Sem dúvidas, para as faculdades de direito, o desenvolvimento de lawtechs e edtechs aprimorou os processos de gestão e familiariza coordenadores e professores, cada vez mais, com learning analytics. Tudo isso contribui para a ampliação da produtividade, a eficiência do aprendizado e a qualidade dos processos.

Leia também: Educação à distância: críticas e eficácia

Qual é o melhor software para gestão de cursos de Direito?

Agora que você já sabe tudo isso, vamos falar da melhor plataforma do mercado. A Bonsae é uma plataforma tudo em um que proporciona uma gestão acadêmica completa e a virtualização de Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJs).

Sendo assim, ela permite uma visão macro do gerenciamento das atividades dentro e fora da sala de aula. Isso auxilia professores, coordenadores e alunos na organização da rotina de ensino. Nesse sentido, processos virtualizados auxiliam na economia do tempo, no aumento da produtividade e na qualidade do aprendizado.

Com a função de diagnósticos e relatórios, também é possível descomplicar a realização das avaliações institucionais e a medição do desempenho dos acadêmicos. A Bonsae ainda entrega uma biblioteca de práticas que pode ser utilizada pelos docentes como estudo de caso. Além disso, pode ser aplicada em sala de aula desde os primeiros períodos da graduação.

Certamente, o mais interessante é que isso pode ser adequado não só às disciplinas práticas, mas também às teóricas. Assim, a Bonsae tem tudo para auxiliar na otimização do processo de ensino e aprendizagem. Isso gera identificação do aluno com as matérias e ajuda na redução da taxa de evasão no curso de Direito.

Ainda sobre a Bonsae, nunca mais perca seus prazos. A plataforma possui a função de agenda inteligente, em que a plataforma lê os limite de tempo dos documentos e os cadastra automaticamente. A partir daí, notificações o lembram constantemente da data limite e evitam o atraso nas entregas. Com efeito, o aluno também pode mover ações, cadastrar e gerenciar a base de assistidos de forma prática.

Quer saber mais? Clique aqui e agende uma apresentação!

Acompanhe todas as novidades sobre a bonsae em nosso instagram – bonsae (@bonsaeoficial) • Fotos e vídeos do Instagram