Por que APS são importantes no curso de Direito?

Nas graduações de Direito, existem vários mecanismos que visam melhorar o aprendizado do aluno. Assim, as atividades práticas conseguem envolver as turmas na aplicação da teoria. Hoje vamos entender por que APS são importantes no curso de Direito e quais são seus benefícios para os futuros bacharéis em Direito.

O que é uma APS?

Atividades Práticas Supervisionadas (APS) são exercícios acadêmicos desenvolvidos pelos alunos sob a supervisão de um professor. Assim, é realizada a orientação e a avaliação do desempenho do aluno. Bem como faz parte da carga horária das disciplinas ofertadas pelo curso.

Dentre as atividades mais utilizadas no desenvolvimento do estudante, estão seminários, trabalhos individuais e em grupo, atividades de campo, visitas técnicas a instituições jurídicas, estudos dirigidos, oficinas, estudos de caso, pesquisas, entre outros.

As APSs estão previstas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). No caso da graduação de Direito, as características obrigatórias do PPC estão descritas na Resolução N° 5. Tal resolução institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da graduação de Direito estabelecidas pelo MEC.

Por que APS são importantes no curso de Direito?

As APSs são fundamentais para o desenvolvimento de competências e habilidades do futuro bacharel em direito. Assim, é possível contextualizar as especificidades das matérias com a realidade do mercado de trabalho.

Por meio das Atividades Práticas Supervisionadas, os alunos também têm acesso a visitas técnicas. Dessa forma, eles podem conhecer a rotina de locais como Ministério Público, defensorias, escritórios, delegacias, presídios, etc.. Isso auxilia o aluno no direcionamento da sua carreira para o futuro.

Leia também: O que são práticas jurídicas?

Competências e habilidades que a APS auxilia a desenvolver

O contato do aluno com a APS nas carreiras jurídicas requer o desenvolvimento de habilidades como liderança, interpessoalidade, boa escrita e compreensão de peças processuais. Além de familiarizar o futuro bacharel com a multidisciplinaridade e com novas tecnologias. Bem como exercitar o respeito à diversidade cultural e à ética da profissão. Tudo isso contribui para uma formação mais humanista e para oferecer ao mercado um profissional completo. Junto à APS, o Núcleo de Prática Jurídicas (NPJ) auxilia no desenvolvimento intelectual e interpessoal do estudante.

Como a Bonsae auxilia na organização da APS?

Com a Bonsae, é possível fazer o controle de todas as Atividades Práticas Supervisionadas, saber quem participou delas e atribuir notas de acordo. Nesse sentido, é possível também cadastrar tarefas a serem executadas, dar orientações, etc..  A Bonsae é uma plataforma educacional para gestão de práticas acadêmicas e jurídicas do curso de Direito e virtualização de NPJs.

Dessa forma, ela auxilia na gestão de processos, de tempo e fornece relatórios e diagnósticos personalizados. A plataforma permite diferentes níveis de acesso para coordenadores, professores, estudantes e demais componentes do curso. Além disso, existe uma agenda inteligente que lê os processos, cadastra e notifica os prazos ao usuário.

Siga nossas redes sociais. bonsae (@bonsaeoficial) • Fotos e vídeos do Instagram