Sabemos que o mundo jurídico é recheado de uma teoria vasta e densa, o que torna as práticas tão importantes. Sem dúvida é nesse momento que os alunos começam a ver as leis e procedimentos sendo usados no mundo real.
Desse modo, hoje vamos entender o que são práticas jurídicas e como elas impactam no crescimento dos futuros profissionais. Leia até o final!
O que são práticas jurídicas?
A princípio, as práticas jurídicas são atividades do curso de Direito que efetivam a experiência dos alunos. Esse é o primeiro contato que os alunos têm com o trabalho do advogado. Assim, atividades jurídicas são aquelas exercidas somente por bacharéis de Direito.
Nesse sentido, elas são essenciais para validar o aprendizado teórico. Em síntese, práticas jurídicas podem acontecer em escritórios de advocacia, Tribunais, órgãos administrativos, Ministério Público, etc.
Qual a importância da prática na academia?
O contato do aluno com as atividades práticas o auxilia a guiar a sua carreira. Nesse sentido, ao vivenciar o cotidiano da advocacia, surgem as afinidades com matérias e áreas específicas do direito. Além disso, é possível exercitar habilidades de escrita, discurso, proatividade e solução ágil de problemas.
Durante a prática jurídica, o aluno tem a oportunidade de ampliar habilidades de atendimento ao público, redação de peças processuais, mediação e negociação. Com efeito, nos cursos de Direito, essas práticas costumam ser gerenciadas por Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJs).
Junto ao exercício da prática jurídica, publicar artigos, participar de cursos, congressos, workshops e outros eventos jurídicos ajudam na qualificação do estudante.
Como fazer práticas jurídicas efetivas?
Para garantir a efetividade de uma prática jurídica, é preciso atender a algumas recomendações do Ministério da Educação. Assim sendo, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) têm o objetivo de desenvolver competências intelectuais, instrumentais e interpessoais.
A seguir, confira algumas das principais habilidades:
– Experiência estrangeira e internacional;
– Interpretação e compreensão das peças processuais;
– Comunicação clara e concisa;
– Pluralismo cultural e interdisciplinaridade;
– Conhecimento das regras éticas da profissão;
– Uso das novas tecnologias no Direito.
O contato com casos reais ainda na faculdade
Ver o Direito sendo exercido na prática é indispensável para que o estudante desenvolva habilidades interpessoais, necessárias ao lidar diariamente com clientes e assistidos. Nesse sentido, é importante que um professor faça o acompanhamento da atividade.
Da mesma forma, as práticas simuladas são ricas para agregar conhecimento. O fato de serem simuladas não quer dizer que elas se desencontrem com a realidade. Assim, a principal diferença é a ficcionalidade dos personagens do processo.
Como a tecnologia pode auxiliar nas práticas jurídicas?
Uma das principais funções da tecnologia é simplificar processos. Dessa forma, dentro de um NPJ, ela funciona como um acelerador. Isso melhora a acessibilidade para advogados, estudantes, professores e assistidos, o que reduz custos e aumenta a qualidade dos serviços prestados.
O aumento no número de edtechs é um reflexo da necessidade de unir educação e tecnologia para melhorar o aprendizado e formar profissionais mais capazes. Nesse sentido, a Bonsae é uma edtech que desenvolve soluções inovadoras voltadas para o curso de Direito.
Ela é uma plataforma educacional para gestão de práticas acadêmicas, jurídicas e virtualização de NPJs. Lá, você encontra tudo o que precisa para levar a experiência das práticas para a sala de aula desde os primeiros períodos da graduação. Isso ajuda o aluno a se identificar com as matérias e a seguir o curso até o fim, reduzindo taxas de desistência e evasão.
Quer saber mais? Agende uma apresentação!
Acompanhe todas as novidades sobre a bonsae em nosso instagram – bonsae (@bonsaeoficial) • Fotos e vídeos do Instagram