Quais são as melhores práticas jurídicas para quem quer ser delegado?

Sonho, vocação, paixão, são vários os fatores que levam alguém a querer seguir a carreira de delegado. Hoje vamos falar um pouco sobre concurso público e como é possível se preparar ainda na faculdade. Confira as melhores práticas jurídicas para quem quer ser delegado de polícia.

Quais são os principais requisitos para delegado de polícia?

O ingresso no cargo de delegado de polícia só é possível por meio de concurso público. Para isso, a pessoa interessada precisa se inscrever no processo e seguir as instruções descritas no edital. Como o edital é a “lei do concurso”, é indispensável lê-lo inteiro para não se deparar com nenhuma surpresa desagradável.

Lembrando que os cargos de Delegado, no Brasil, estão vinculados às polícias judiciárias – Polícia Civil e Polícia Federal. Nas carreiras policiais em geral, exige-se também o Teste de Aptidão Física (TAF). Então, mantenha o exercício físico em dia. Ainda assim, há alguns requisitos mais específicos como:

  • Bacharelado em Direito
  • Aprovação no concurso público
  • Ter 3 anos de prática jurídica comprovadas no momento da posse

Quais matérias da faculdade são mais importantes?

Claro que todas as matérias são importantes, mas tem algumas que pesam um pouquinho mais na escolha da carreira de delegado. Nesse sentido, as cinco matérias mais cobradas são Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Penal Especial, Direito Administrativo e Direito Constitucional.

Além dessas, existem alguns concursos que ainda pedem o estudo de Criminologia, Medicina Legal e Direitos Humanos. Por isso, é importante ler o edital do concurso e não deixar nenhum detalhe passar.

Leia também: 10 livros para quem quer seguir carreira jurídica

Como as práticas jurídicas ajudam na aprovação para concurso público?

Práticas jurídicas são atividades do curso de Direito que efetivam a experiência dos alunos. Em outras palavras, é o primeiro contato do aluno com casos práticos reais. Mas como isso pode auxiliar na aprovação para concurso público?

Essas práticas estão voltadas para observar as atividades do delegado de polícia. Dessa forma, o aluno pode reproduzir peças a partir de casos concretos. Isso para que ele as estude e se especialize.

Quais são as práticas jurídicas que preparam para ser delegado de polícia?

As principais práticas jurídicas para quem quer ser delegado envolvem as cinco disciplinas que comentamos acima. Dentro do curso, temos os direitos penal, processual penal, administrativo e constitucional. O Direito Penal e Processual Penal têm a atuação prática na condução de investigações criminais. Bem como na tipificação das condutas praticadas pelas pessoas que cometem os crimes ou contravenções penais.

Durante essa investigação, o delegado realiza peças práticas, como a abertura e instauração de um Inquérito Policial por meio de uma portaria. Elaborar uma portaria é uma prática jurídica que se aproxima do trabalho de um delegado e ajuda nessa compreensão.

Além disso, o estudo e a redação de pedidos cautelares como medida de proteção, pedido de busca e apreensão, prisão, quebra de sigilo telefônico/ bancário ajuda o aluno a entender as funções e a atuação do delegado.

 

Siga nossas redes sociais. bonsae (@bonsaeoficial) • Fotos e vídeos do Instagram