As práticas do ensino jurídico no país envolvem uma série de atividades e métodos utilizados para uma melhor formação dos profissionais de direito, capacitando-os além da certificação, mas também em busca da excelência na profissão.
A história do ensino jurídico no país nasce a partir da urgência em formar bacharéis em direito no Brasil após a criação da primeira Constituição Federal Brasileira, em 1824.
A partir da criação da Lei de 11 de agosto de 1827, os primeiros cursos de direito foram criados nas cidades de São Paulo e Olinda, dando início a história formal do ensino jurídico no Brasil. Para entender mais sobre a evolução das práticas de ensino jurídico no Brasil, continue a leitura até o fim.
Confira o material completo abaixo→
Avaliação Significativa
A avaliação significativa consiste na utilização de métodos de avaliação que reflitam a capacidade dos alunos de aplicar o conhecimento na prática, como os estudos de caso e exames práticos. Além disso, oferece orientação acadêmica e profissional aos alunos, ajudando-os a definir metas de carreira e tomar decisões informadas.
- Confira os nossos posts mais recentes:
- MEC e o futuro da educação: inovações e parcerias com a China
- UFPB inova com foguete para recuperação da Caatinga
- MEC anuncia investimento de R$ 227 milhões para Hospital Universitário da UFC
- UFTM Destaca-se em Congresso Internacional de Oncologia com Pesquisa Inovadora
- CONAES elege nova presidência: avanços e desafios para o Ensino Superior
Aprendizado Prático
Dentro do ambiente acadêmico, é fundamental que o aluno tenha acesso a todo conhecimento teórico e prático para aperfeiçoar seu aprendizado. Através da promoção de estágios, clínicas jurídicas e programas de prática profissional, ensino se torna muito mais eficaz, possibilitando que os alunos tenham uma experiência prática desde cedo.
Para que o estudante crie essa aproximação com a área desde o primeiro semestre, é necessário aplicar algumas práticas de ensino, estimulam o aprendizado ativo, no qual os estudantes aprendem de forma imersiva, fomentando a participação dos alunos por meio de debates, assim como os estudos de caso e simulação de julgamentos que, combinados com os estágios e as práticas profissionais, permitem tem um ensino completo e de qualidade.
- Estudos de Caso
Através dos estudos de casos, os estudantes de direito podem realizar análises de casos reais e assim compreender como as leis são aplicadas na prática.
- Simulação de Julgamentos
Aplicabilidade das situações e casos em que os estudantes atuam como advogados, promotores ou juízes em simulações de julgamentos.
- Estágios e práticas profissionais
Após passar pelas duas primeiras técnicas de ensino, o estágio vai complementar o ciclo de estudos dos alunos. Nos estágios, os alunos têm a oportunidade de trabalhar em escritórios de advocacia, tribunais ou órgãos públicos para ganhar experiência prática.
Incorporação de Tecnologia e virtualização
A integração da tecnologia educacional serve para melhorar a experiência do aluno e tornar o ensino mais eficaz. Isso abrange a todos os estudantes, que estão interligados a partir dos ambientes virtuais. Neste ambiente de aprendizagem e simulações online, professores e alunos terão acesso a diversas ferramentas. Estas ferramentas facilitam e viabilizam a execução de cada demanda no curso.
Para as instituições de ensino que buscam facilidade no processo e um espaço com as ferramentas necessárias, na plataforma da Bonsae há diversos recursos desenvolvidos para atingir o máximo potencial do seu curso. Os recursos vão desde agendas inteligentes e calculadoras de prazos até a completa virtualização do seu Núcleo de Práticas Jurídicas
Acesse nosso e-book e confira dicas de como otimizar os cursos nas Instituições de Ensino Superior:
A Qualidade dos cursos de direito no Brasil
Acompanhe a Bonsae no Instagram – bonsae (@bonsaeoficial) • Fotos e vídeos do Instagram