O papel do(a) coordenador(a) no curso de Direito

Compartilhar:

A pessoa que ocupa o cargo de coordenador no curso de Direito em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada é uma figura muito importante. Nesse sentido, ela deve reunir atributos variados e que estejam alinhados aos valores da instituição.

Dentre os referidos atributos devem estar a visão estratégica de gestão, não só acadêmica, mas de pessoas. Isso inclui o corpo docente, o corpo administrativo, técnicos, alunos e a própria direção, em suma, tem que ser pessoa habilidosa nas relações interpessoais.

A escolha do(a) coordenador(a)

A sua escolha deve ser norteada por critérios técnico-profissionais, mas sem perder de vista essa habilidade política de relacionar-se e gerir, ao mesmo tempo, devendo estar sempre pronto para os desafios diários que sua posição enfrenta.

Sem dúvidas, se o curso de uma determinada IES privada anda bem, é possível concluir que ela possui à frente da coordenação uma pessoa competente e disposta a tornar o projeto de um curso de excelência, uma realidade. 

Por outro lado, se o curso anda mal, a responsabilidade pelo fracasso, sem dúvidas, recai sobre o(a) coordenador(a). Isto ou porque não soube gerir bem a equipe, a ponto de evitar conflitos e desalinhos, ou porque não percebeu fragilidades e, assim, não interveio rapidamente para que não fossem expostas.

As responsabilidades são muitas, os desafios enormes, mas há no mercado de IES privadas grandes profissionais que se empenham para que os seus cursos estejam em posições ascendentes.

Quais são as habilidades necessárias para o cargo de coordenação no curso de Direito?

Em apurada pesquisa bibliográfica, elaborada para definir bases para a melhor escolha de um(a) coordenador(a) de curso de IES privada, Canuto Cabeço e Requena (2011)[1] reúnem as principais competências e habilidades que devem possuir os referidos profissionais. 

Dentre elas, destacam-se as seguintes: “domínio científico da área” (Weinzierl, 2010); “competências administrativas e gerenciais; habilidade política; habilidades nas áreas financeira, estratégica e mercadológica e conhecimentos de marketing;” (Martins, 2009); ser “crítico e reflexivo, intermediador de discussão coletiva, entre professores e atualização na área” (Marques in et al , 2008), além de “pleno domínio do projeto pedagógico (crenças, valores e estratégias da IES)”. (Gonçalves, 2006).

Será que é mesmo possível que uma pessoa só reúna todas essas qualidades?

Ainda que a pessoa tenha um bom perfil gerencial, sabemos que essas competências se refinam e aperfeiçoam ao longo de uma jornada profissional. Nesses momentos, o(a) coordenador(a) do curso de Direito começa a colocar em prática tudo o que sabe e enfrenta desafios compatíveis com a função.

Dessa forma, crescem o curso e a própria IES. Por tudo isso, existe uma grande necessidade de valorizar esse profissional e oportunizar a ele acesso a recursos que facilitem o desenvolvimento de suas atividades.

Como a Bonsae pode otimizar esse processo?

 A Bonsae desponta nesse cenário como uma ferramenta de gestão estratégica das práticas dentro curso de Direito. Sua principal função é otimizar e organizar o trabalho realizado no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), permitindo, tanto uma melhor gestão acadêmica, quanto a gestão processual para os NPJs que judicializam.

Do ponto de vista acadêmico, a Bonsae é uma plataforma desenvolvida especificamente para o curso de Direito. Ou seja, é um ambiente virtual no qual o professor cria as práticas, orienta e disponibiliza aos alunos que irão executá-las, de forma supervisionada e, em seguida, o professor recebe o produto acadêmico e avalia os alunos de forma individualizada, dando, ao final, os respectivos feedbacks.

Essa trilha permite uma aprendizagem mais completa, integrando o conhecimento teórico à prática, permitindo assim um processo de fixação mais eficiente, tanto nas demais atividades avaliativas do curso quanto na formação mais sólida do futuro operador do Direito.

Como é possível otimizar o acompanhamento processual?

Do ponto de vista processual, a ferramenta Bonsae permitirá o completo acompanhamento do fluxo de ações judiciais propostas pelo NPJ. Isso possibilita uma imersão dos discentes na atuação profissional da área jurídica. Esse contato diário oferece a possibilidade de escolhas mais seguras dentro das diversas opções que os profissionais do direito podem seguir.

Para o(a) coordenador(a) no curso de Direito, a Bonsae gera uma gama de dados robustos a partir de sua utilização. Isso permite a tomada de decisões estratégicas nas diversas atuações que lhe são peculiares. 

Nesse sentido, os dados otimizam a contratação de novos profissionais para suprir as demandas do curso e do NPJ, a realocação desses mesmos profissionais para áreas que revelam mais necessidade, a atuação antecipada para evitar evasão escolar discentes, a partir dessas avaliações individualizadas e com feedback dos professores, até mesmo ações para captações de novos alunos, a partir de diferenciais que o curso tem com o uso da ferramenta Bonsae.

Dessa forma, as diversas demandas do(a) coordenador(a) do curso podem ser facilitadas pelo suporte que a Bonsae traz na informatização e gestão inteligente das práticas acadêmicas, com a geração dos dados referidos a partir de seu módulo de diagnósticos.

Além disso, a ferramenta permite um completo atendimento às normas regulatórias constantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Direito.

Preparamos um e-book detalhado com conceitos, dicas e práticas para coordenadores (as) que pretendem se especializar cada vez mais, clique aqui e confira.

Acompanhe todas as novidades sobre a Bonsae em nosso instagram – bonsae (@bonsaeoficial) • Fotos e vídeos do Instagram

[1]Canuto CABEÇO, Ludimila; REQUENA, Ivan Bim. Critérios para a escolha do coordenador pedagógico de curso do ensino superior privado. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, vol. 6, núm. 2, mayo-agosto, 2011, pp. 106-122

Talvez possa interessar