Hospital universitário e novo campus: investimento que fortalece a formação e a saúde pública no Ceará

Compartilhar:

 

O Ministério da Educação (MEC) autorizou o início das obras do novo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e do campus Iracema da Universidade Federal do Ceará (UFC). O investimento de R$ 293 milhões representa um marco significativo para o fortalecimento da educação superior e da saúde pública no estado.

Um hospital moderno voltado à formação e ao SUS

Com 221 leitos, sendo 50 de UTI, o novo HUWC será um dos hospitais mais modernos do Ceará. Além de prestar atendimento 100% SUS, a unidade servirá como campo de prática para cursos como Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, considerados entre os mais bem avaliados da UFC. Essa estrutura permitirá uma formação mais completa e conectada com a realidade do sistema público de saúde.

Campus Iracema e Benfica

O novo campus Iracema abrigará o Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN), com previsão de criação dos cursos de Turismo Ecológico e Meteorologia. A proposta inclui espaços interativos abertos à comunidade, o que favorece o diálogo entre universidade e sociedade e amplia o impacto das atividades acadêmicas.

Outro destaque é a inauguração do bloco de Letras-Libras e Acessibilidade no campus Benfica. O espaço foi projetado para atender estudantes com deficiência, com salas acessíveis, laboratórios, áreas de convivência e locais específicos para atuação de intérpretes e produção de materiais acessíveis, promovendo inclusão e condições adequadas de aprendizagem.

Educação, saúde e equidade

Essa série de investimentos está alinhada com as metas do Plano Nacional de Educação e evidencia o papel estratégico das universidades federais na formação de profissionais qualificados e na ampliação dos serviços de saúde pública. Com mais estrutura, mais oportunidades e mais inclusão, quem ganha é toda a sociedade.

Tecnologia como uma aliada na educação

Na medida em que universidades federais expandem sua infraestrutura e ampliam a oferta de cursos em áreas estratégicas, também cresce a necessidade de fortalecer a vivência prática dos estudantes e a articulação com a sociedade. Para que esse processo ocorra de forma organizada e eficiente, parcerias com soluções tecnológicas educacionais, como as da Bonsae, podem ser grandes aliadas. Com sistemas que facilitam a gestão de estágios supervisionados, projetos de extensão e outras atividades formativas, plataformas como a Bonsae contribuem para que as instituições garantam uma jornada acadêmica mais fluida, integrada e segura — apoiando, inclusive, estratégias de permanência estudantil e maior impacto social.

Página original da notícia: link

Foto utilizada: divulgação/UFC

Acompanhe todas as novidades sobre a Bonsae em nosso Instagram – bonsae (@bonsaeoficial) • fotos e vídeos do Instagram

Talvez possa interessar