Evite os riscos jurídicos e financeiros da judicialização do seu NPJ

Compartilhar:

Na atividade jurídica existem os riscos inerentes à atuação do profissional e à sua atenção, principalmente no que diz respeito a exigências documentais e prazos. Nesse sentido, os riscos jurídicos e financeiros da judicialização também podem recair sobre o seu NPJ.

Hoje vamos falar um pouco sobre meios de mitigar esses perigos e como aplicar essas soluções ao seu curso de Direito.

O que é um NPJ?

Um Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) é um órgão ligado à Coordenação do Curso de Direito. Nele, os estudantes de Direito têm a oportunidade de aplicar o conteúdo teórico visto em sala de aula. 

Ou seja, é ali que o aluno começa a ter experiências mais próximas da vivência de um advogado, tendo contato com casos reais ou simulados. Essencialmente, um NPJ pode ter uma sede própria ou muitas vezes funcionar dentro da estrutura do Campus Universitário. 

Assim, com o intuito de aperfeiçoar a prática, é natural que os alunos precisem judicializar os processos em algum caso. Portanto, como se trata de casos reais, a perda de prazos, além de gerar a preclusão, pode gerar também consequências graves para a instituição.

Como mitigar os riscos jurídicos e financeiros da judicialização no NPJ?

O uso de ferramentas de controle e auditoria é indispensável para que exista um controle das atividades e dos responsáveis por cada uma delas. Dessa maneira, é possível acompanhar todos os procedimentos e corrigir as falhas antes que elas se tornem irrecuperáveis.

A plataforma Bonsae é uma ferramenta de gestão acadêmica que centraliza todos os procedimentos realizados na Instituição de Ensino Superior (IES) em um só lugar. Desde o acompanhamento de alunos à monitoria de processos, todos os passos podem ser gerenciados. 

Com a função de agenda inteligente, a plataforma lê os prazos estipulados pelos documentos e os cadastra automaticamente por meio de um sistema de captura automático integrado ao sistema da IES. Ela também conta com um sistema de controle de pendências que emite notificações de lembrete constantes.

No que diz respeito à organização da documentação, a Bonsae também permite a gestão e a celeridade na produção de relatórios com acompanhamento individualizado e diagnósticos detalhados. Desse modo, a plataforma permite o monitoramento das ações individualizadas dos alunos e funciona como um sistema de auditoria interna. Isso permite o controle dos riscos da judicialização no NPJ.

Como a Bonsae otimiza o ensino e a gestão no curso de Direito no Brasil

Com mais de 1500 cursos, o Brasil é o país com mais graduações em Direito no mundo. Em pouco mais de 20 anos, ocorreu um aumento de mais de 500% de acordo com a 4ª edição do estudo “Exame de Ordem em Números” , divulgado no ano de 2020 e realizado pela FGV em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A Bonsae nasceu a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Graduação em Direito. Seu principal propósito é ser uma plataforma all-in-one que proporciona ferramentas essenciais dentro da gestão acadêmica e dos Núcleos de Práticas Jurídicas. Dessa forma, é possível integrá-la ao sistema de gestão da própria IES.

Além disso, ela oferece gestão de processos, gestão acadêmica, agenda inteligente, diagnósticos, relatórios de produtividade e biblioteca de práticas. Tudo isso para buscar os melhores resultados acadêmicos e mais eficiência operacional, o que formará profissionais mais hábeis e preparados para o mercado de trabalho.

Guia de boas práticas orienta avaliação virtual

 O Guia de Boas Práticas para Avaliação Externa Virtual in loco foi disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em seu próprio portal. O documento visa a garantir que as avaliações sejam realizadas da forma mais eficiente possível e atenda a todos os protocolos de uma avaliação externa.

Além disso, o guia objetiva apresentar as principais mudanças que o novo formato de avaliação traz. Tal material é direcionado aos representantes das instituições e aos avaliadores do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis).

Leia também: Como facilitar o trabalho da Procuradoria Institucional

Quer saber como implementar a Bonsae na sua IES? Clique aqui e agende uma demonstração!

Acompanhe todas as novidades sobre a bonsae em nosso instagram – bonsae (@bonsaeoficial) • Fotos e vídeos do Instagram

Talvez possa interessar