Nova lei libera R$ 22 bilhões para impulsionar ciência e inovação no Brasil

Compartilhar:

O governo federal sancionou, em 4 de agosto, a Lei nº 847/2025, que aprimora a destinação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e libera cerca de R$ 22 bilhões para financiar pesquisa e inovação em todo o país. Com isso, universidades, institutos de pesquisa e os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) serão beneficiados, ampliando a capacidade de gerar soluções de impacto social e econômico.

Mais oportunidades e inovação em todo o território nacional

Com a medida, será possível estimular a inserção de professores doutores e doutoras em empresas, parques tecnológicos, universidades e startups; fortalecer cadeias produtivas inovadoras; e criar mais sinergia entre academia e setor produtivo. O impacto será sentido em todas as regiões, com atenção especial à interiorização da ciência e à expansão da infraestrutura de pesquisa.

A liberação de recursos do FNDCT é um avanço essencial para fortalecer a pesquisa e a inovação no Brasil. Investir em ciência é investir no futuro, e cabe às instituições aproveitar esse momento para estruturar bem seus projetos, potencializar resultados e ampliar seu impacto. Na Bonsae, acreditamos que uma gestão acadêmica organizada e baseada em dados é fundamental para transformar investimentos como esse em avanços concretos para a sociedade.

Por isso, apoiamos instituições de ensino superior, especialmente na graduação, oferecendo soluções que ajudam a planejar, monitorar e avaliar iniciativas acadêmicas — fortalecendo a formação dos estudantes e, consequentemente, criando bases mais sólidas para a pesquisa e a inovação.

Página original da notícia: link

Acompanhe todas as novidades sobre a Bonsae em nosso Instagram – bonsae (@bonsaeoficial) • fotos e vídeos do Instagram

Talvez possa interessar