O Núcleo de Práticas Jurídicas e atendimento à comunidade

Compartilhar:

A história do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) surgiu no final de 1994 quando foi institucionalizado através da Portaria N° 1886, do Ministério da Educação (MEC). Atualmente, por exigência das Diretrizes Curriculares do curso de Direito (DCN) e pelo Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação (IACG), o NPJ faz parte obrigatoriamente do currículo pedagógico dos cursos de bacharelado em Direito. Confira como o NPJ é um bônus para o atendimento à comunidade.

O NPJ é uma espécie de laboratório de práticas, o primeiro contato do estudante com situações jurídicas, unindo a teoria aprendida em sala de aula através da resolução de casos práticos. Além disso, promovendo o desenvolvimento e preparação para o futuro profissional. Cada instituição possui seu próprio regulamento para o NPJ de acordo com o seu projeto pedagógico. 

Geralmente, o primeiro contato dos estudantes com as práticas jurídicas é realizado a partir do sétimo ou oitavo semestre. No entanto, o contato com situações reais ou hipotéticas desde o primeiro período é muito mais eficaz para o aprendizado do aluno, formando profissionais mais ágeis e capacitados. Isto é, a partir das ferramentas oferecidas dentro do NPJ, os estudantes vão criar habilidades que os auxiliarão a estarem aptos para o exercício da profissão.

Além de auxiliar nas práticas jurídicas, permitindo aos estudantes contato com situações reais, o NPJ também promove democratização aos serviços jurídicos aos cidadãos por oferecer um atendimento comunitário totalmente gratuito, sem cobrança de custos processuais. Dentro do NPJ, os discentes exercitam e desenvolvem o pensamento de responsabilidade social e vivência da ética profissional, importante tanto para o futuro profissional quanto para a comunidade que desfruta dos atendimentos. 

A contribuição do NPJ para a comunidade

Uma das principais funções do NPJ é formar profissionais com um olhar mais abrangente. Através do NPJ, o estudante contribui efetivamente na prestação de serviços legais à comunidade, na formação prática e na promoção da justiça. Suas atividade possuem impacto significativo na comunidade local e na sociedade como um todo, podendo oferecer para a comunidade:

Mediação, resolução de conflitos e orientação legal: O NPJ oferece serviços de mediação e resolução de conflitos, ajudando a comunidade a resolver disputas de maneira mais eficiente e menos litigiosa. Isso reduz a sobrecarga dos tribunais e promove a resolução pacífica de disputas Proporciona também orientação legal básica para a comunidade, esclarecendo dúvidas legais e informando as pessoas sobre seus direitos e responsabilidades legais.

Fortalecimento e defesa dos direitos da comunidade: O envolvimento do NPJ em projetos comunitários pode ajudar a fortalecer os laços dentro da comunidade. Além disso, atua na defesa de vítimas de violência doméstica, discriminação ou outras formas de injustiça. Isso ajuda a promover a justiça social e a proteção dos direitos humanos na comunidade.

Pesquisa jurídica: Beneficiam a comunidade, produzindo informações e análises sobre questões legais locais e nacionais que podem ser úteis para a tomada de decisões políticas.

Missão Social do curso de Direito

O curso de Direito foi institucionalizado no Brasil a partir da Lei de 11 de agosto de 1824, sancionada e promulgada por D. Pedro I para a criação dos dois primeiros cursos no país, nos municípios de São Paulo (SP) e Olinda (PE). Antes, os bacharéis em Direito tinham formação através da Universidade de Coimbra.

A graduação capacita os estudantes de Direito com o conhecimento e habilidades necessárias para se tornarem profissionais éticos, competentes e comprometidos com a justiça social. No entanto, a missão social do Direito vai além da da formação acadêmica. Ela se estende, através da educação, à promoção da justiça, igualdade e dos direitos humanos na sociedade.

Envolve, portanto, diversos objetivos e responsabilidades que visam contribuir para a justiça e equidade. Ou seja, garante que todos os membros da sociedade tenham acesso igualitário ao sistema de justiça. Isso pode envolver a prestação de serviços jurídicos gratuitos ou a preços acessíveis para comunidades carentes.

Como otimizar o NPJ com a Bonsae

Para oferecer um serviço eficaz e que seja realmente efetivo para aprendizagem do aluno, a Instituição de Ensino necessita de um NPJ eficiente e aprimorado. A otimização do NPJ melhora a habilidade e capacidade dos estudantes diante da resolução de conflitos. Isso permite, principalmente, o desenvolvimento da proatividade para que o estudante resolva os conflitos com muito mais competência.

É por isso que a Bonsae disponibiliza diversas ferramentas que contribuirão para a otimização do seu NPJ, formando profissionais muito mais capacitados e envolvidos com as práticas jurídicas. Uma dessas ferramentas é a Biblioteca de Práticas, ferramenta fundamental para as Instituições de Ensino que desejam justamente melhorias no compartilhamento e padronização do conhecimento.

Através da Biblioteca, as práticas podem ser acessadas com mais facilidade, além de permitir a reutilização em diversas turmas. Isso atua na promoção da eficiência e consistência do ensino, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e contribuindo para o enriquecimento da experiência acadêmica.

Para ter acesso às ferramentas disponibilizadas pela Bonsae e otimizar o NPJ da sua instituição, agende agora mesmo uma demonstração com um dos nossos renomados advogados.

Agendar demonstração

Quer entender como desenvolver práticas de excelência e alcançar o máximo potencial do seu Núcleo de práticas jurídicas? Confira o nosso material GRATUITO e saiba como criar um NPJ ideal.

NPJ Ideal: como desenvolver práticas inovadoras e exitosas

Quer saber mais? Agende uma Demonstração.

Aproveite e siga a Bonsae no Instagram – bonsae (@bonsaeoficial)

 

Talvez possa interessar