MEC integra iniciativa preparatória para a COP 30

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O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), participou do lançamento do movimento Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30, realizado no início deste mês. A iniciativa, liderada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), busca unir a ciência e os movimentos sociais nos debates sobre questões socioambientais, como parte da preparação para a Conferência Mundial do Clima da ONU (COP 30), que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém (PA).

A Importância da mobilização amazônica

O evento contou com a presença do secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil, que destacou a relevância da Amazônia nas discussões climáticas globais.

“Não há um futuro sustentável para o planeta sem que as populações amazônicas sejam ouvidas. O conhecimento produzido na região — tanto nas universidades públicas quanto pelos movimentos sociais — precisa estar no centro do debate”, afirmou.

O reitor da UFPA, Gilmar Silva, também reforçou a histórica contribuição da universidade para os estudos socioambientais e climáticos. Segundo ele, o movimento Ciência e Vozes da Amazônia pretende mobilizar diferentes setores da sociedade, conectando a produção científica acadêmica aos saberes tradicionais e às demandas dos movimentos sociais da região.

A participação da comunidade acadêmica e da sociedade civil

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participou da segunda parte da programação e ressaltou a necessidade de envolver a comunidade acadêmica e os setores da sociedade civil na mobilização para a COP 30. “Precisamos internalizar a dinâmica social, cultural, política e científica do nosso país nesse debate, especialmente diante dos desafios globais que enfrentamos”, destacou.

Esse tipo de abordagem colaborativa e inclusiva pode ter um impacto direto no desenvolvimento de projetos e políticas que envolvem múltiplos atores. E é fundamental que as instituições públicas e sociais possuam uma gestão eficiente e bem estruturada de suas informações para viabilizar essas ações com mais eficácia.

Estruturação da iniciativa e plataforma digital

Durante o lançamento do movimento, a UFPA apresentou um hotsite da iniciativa, disponível em português, inglês, francês e espanhol. A plataforma conta com uma aba de programação, onde é possível inserir atividades e ações autogestionadas que serão amplamente divulgadas ao longo do ano.

Além disso, foi lançada a publicação “Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30”, que tem o objetivo de apresentar os conhecimentos científicos e sociais produzidos na região. A publicação contará com edições mensais, trazendo textos acessíveis a diferentes públicos, escritos por docentes, pesquisadores, lideranças comunitárias e representantes dos povos tradicionais.

Perspectivas para a COP 30

A iniciativa Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30 se posiciona como um importante movimento para fortalecer a participação da região amazônica nas discussões sobre mudanças climáticas. Com a integração de universidades, movimentos sociais e lideranças locais, a proposta é garantir que o conhecimento produzido na região tenha impacto real nas decisões globais.

Ao destacar a diversidade de vozes e saberes, a iniciativa reflete o compromisso do MEC, das universidades e da sociedade civil em contribuir ativamente para as soluções climáticas, promovendo uma abordagem inclusiva e sustentável para o futuro do planeta.

Em projetos como esse, a gestão eficiente da informação é essencial, e a Bonsae atua junto às instituições de ensino, facilitando a organização e o armazenamento de documentos e dados acadêmicos. Com nossa plataforma, a produção acadêmica é centralizada e facilmente acessível, promovendo uma colaboração mais eficaz entre todas as partes envolvidas.

Além disso, a Bonsae assegura que cada etapa do projetos acadêmicos seja monitorada e documentada de forma precisa, permitindo que as instituições se concentrem no conteúdo e nas ações, sem a sobrecarga das questões administrativas.

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Foto utilizada: Alexandre de Moraes (Ascom/UFPA)

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