Inclusão na educação superior: aumento de 124% no Sisu

Compartilhar:

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2025 registrou um aumento significativo no número de estudantes que seriam cotistas, mas optaram pela ampla concorrência e foram aprovados. Neste ano, 26.515 candidatos cotistas conseguiram nota suficiente para serem aprovados sem precisar das vagas reservadas, um crescimento de 124% em relação aos 11.806 de 2024. Isso permitiu que mais vagas de cotas fossem ocupadas por estudantes que realmente precisavam do benefício, tornando o sistema mais justo e ampliando o acesso ao ensino superior.

A reserva de vagas para quilombolas, implementada no Sisu desde 2024, também apresentou crescimento. Em 2025, foram aprovados 2.505 estudantes quilombolas, um aumento de 41% em relação ao ano anterior. Entre os cursos mais concorridos, como Medicina e Direito, mais de 330 estudantes quilombolas conquistaram vagas nos últimos dois anos.

Novas estratégias para ocupação de vagas

Uma novidade deste ano foi o remanejamento de 17.337 vagas ociosas no Sisu, priorizando candidatos cotistas, o que elevou a taxa de ocupação em 7,4% em relação a 2024.

Fies Social e Bolsa Permanência

O Fies Social beneficiou 19.759 estudantes de baixa renda em 2024, oferecendo financiamento de até 100% para aqueles inscritos no Cadastro Único do Governo Federal.

Já o Programa Bolsa Permanência (PBP) ampliou seu alcance, garantindo suporte a todos os estudantes indígenas e quilombolas em lista de espera. Em 2025, o investimento previsto é de R$ 281,4 milhões, beneficiando cerca de 25 mil alunos.

O desafio da permanência

Garantir o ingresso de estudantes de diferentes perfis no ensino superior é um grande avanço, mas sua permanência e sucesso acadêmico dependem de um suporte adequado durante a sua jornada de aprendizagem. Estratégias como acompanhamento pedagógico e programas de assistência estudantil são fundamentais para evitar a evasão e promover um ambiente acadêmico mais inclusivo.

Para apoiar essa jornada, a Bonsae oferece ferramentas que permitem o acompanhamento individualizado de cada aluno, facilitando um suporte mais eficaz por parte da Instituição de Ensino Superior. Além disso, nossa solução contribui para uma experiência acadêmica mais flúida e integrada, beneficiando tanto os estudantes, quanto as instituições de ensino. 

Página original da notícia: link

Acompanhe todas as novidades sobre a Bonsae em nosso Instagram – bonsae (@bonsaeoficial) • fotos e vídeos do Instagram

 

Talvez possa interessar