O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 14 de maio o prazo para envio de propostas à Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), iniciativa que amplia o acesso de estudantes socialmente desfavorecidos ao ensino superior. Serão selecionadas até 130 propostas de cursinhos que atuam na preparação para o Enem e outros vestibulares.
Sobre a iniciativa
A CPOP é voltada ao atendimento de estudantes de baixa renda, prioritariamente oriundos da rede pública, indígenas, quilombolas, pessoas negras e com deficiência. A proposta prevê apoio técnico e financeiro a cursinhos populares comunitários, formais ou informais, reforçando ações de inclusão no ensino superior.
Com essa ampliação no acesso, cresce também a responsabilidade das instituições de ensino superior em garantir não apenas a entrada, mas também a permanência e o sucesso acadêmico desses estudantes.
Como as instituições de ensino superior devem se preparar
Com a ampliação do acesso proporcionada por iniciativas como a CPOP, as instituições de ensino superior têm um papel fundamental: criar estruturas de acolhimento, acompanhamento e permanência para garantir que esses estudantes tenham condições de concluir sua formação com qualidade. Isso envolve desde o planejamento acadêmico e pedagógico até o uso de tecnologias que apoiem a gestão de projetos, estágios, TCCs e demais etapas da trajetória universitária. Soluções como as da Bonsae contribuem nesse processo, auxiliando as instituições a oferecerem um ambiente educacional completo, inclusivo, organizado e eficiente.
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