No sábado, 5 de julho, foi realizada uma mobilização nacional de atendimentos médicos em hospitais universitários de todo o país. A iniciativa faz parte do projeto Dia E: Ebserh em Ação e teve como foco ampliar o número de procedimentos realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com envolvimento direto de 45 unidades hospitalares vinculadas a instituições federais de ensino superior.
A previsão é de 491 atendimentos concentrados em cirurgias eletivas, exames diagnósticos e procedimentos diversos — com destaque para os Hospitais Universitários Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, no Ceará. Os pacientes atendidos já estavam cadastrados nas filas locais, priorizando demandas represadas nos sistemas regionais de saúde.
Integração entre assistência e formação profissional
Ao mesmo tempo em que contribui para a ampliação do acesso à saúde, a realização de mutirões em hospitais universitários também cria espaços de prática supervisionada para estudantes da área da saúde. Com orientação de docentes e equipes multiprofissionais, os atendimentos ocorrem em ambientes reais de cuidado, favorecendo a aprendizagem baseada em experiências concretas.
Desde o início do projeto Dia E, já foram organizados 166 mutirões com mais de 10 mil atendimentos previstos. O modelo de atuação integrado entre instituições de ensino e hospitais-escola se mostra relevante para fortalecer, tanto os serviços públicos, quanto a formação acadêmica em saúde.
A importância da gestão acadêmica na integração entre ensino e serviço
Em ações como essa, a gestão acadêmica tem papel fundamental: desde a organização dos estágios e práticas supervisionadas até o registro das atividades realizadas. É essencial que as instituições mantenham uma estrutura capaz de integrar as experiências em campo com o percurso formativo dos estudantes.
Soluções como as da Bonsae oferecem suporte direto a esse processo, permitindo o acompanhamento individualizado de estudantes, o controle da carga horária em estágios e práticas, e a geração de relatórios completos que atendem tanto às demandas pedagógicas quanto institucionais. Em cenários de cooperação entre ensino e sistema público de saúde, esse tipo de organização é essencial para garantir qualidade e impacto.
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