A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recentemente divulgou os vencedores do Prêmio Capes de Tese 2024, onde pela primeira vez um indígena destacou-se como o grande vencedor. Rafael Xucuru-Kariri, doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), levou para casa a premiação máxima, refletindo uma importante conquista para a pesquisa indígena no Brasil. Esse reconhecimento não só valoriza a qualidade da pesquisa indígena, mas também reforça a relevância de se integrar novas perspectivas acadêmicas.
Uma edição histórica
A edição deste ano foi marcada pelo recorde histórico de 1.632 inscrições. O prêmio tem como objetivo reconhecer os melhores trabalhos de doutorado e é dividido em três grandes colégios: humanidades, ciências da vida, e ciências exatas, tecnológicas e multidisciplinar. Os três vencedores ganham uma bolsa para estágio pós-doutoral internacional e outros prêmios significativos.
- Rafael Xucuru-Kariri (Humanidades): Autor da tese “Retomar o Brasil”, onde analisa cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos.
- Ana Paula Zapelini de Melo (Ciências da Vida): Estudo sobre os efeitos do derramamento de petróleo e a importância da pesquisa para o controle de riscos à saúde.
- Gabriela Dias Noske (Ciências Exatas): Pesquisa em busca de inibidores de vírus emergentes, com relevância para a saúde global.
Impacto e reconhecimento da pesquisa
O reconhecimento de um indígena no Prêmio Capes de Tese não apenas homenageia a qualidade da pesquisa, mas também ilumina a importância da perspectiva indígena na reflexão sobre a identidade e a história do Brasil.
A premiação deste ano destaca a relevância de trabalhos acadêmicos que buscam inovação e soluções criativas para os desafios contemporâneos. A diversidade nas vozes acadêmicas é crucial para o desenvolvimento da gestão acadêmica e da tecnologia educacional. Que essa vitória inspire novas pesquisas que celebrem e integrem diferentes saberes.
Com plataformas como a Bonsae, o professor consegue organizar essas atividades de ensino de forma muito mais simplificada, sobrando tempo para o que realmente importa: ensinar. Além disso, pode dedicar-se ao processo de pesquisa, produzindo teses de qualidade, como esta, que foi vencedora do processo.
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