Vagas para Educação Profissional e Tecnológica são ofertadas pelo Painel de Oportunidades

Ministério da Educação (MEC) lançou, no dia 9 de março, o Painel de Oportunidades do Programa Qualifica Mais. A ferramenta tem como objetivo divulgar as vagas previstas para oferta em cursos técnicos e de qualificação profissional abertas no âmbito do Programa Novos Caminhos. O ambiente virtual permite que os usuários possam identificar os municípios, os cursos e as modalidades em que estão sendo realizadas as ofertas, podendo facilmente encontrar aquelas mais próximas de onde residem. A iniciativa ainda facilita aos cidadãos o acesso à oferta de cursos gratuitos disponibilizados pelas instituições de ensino em todo o país.

O Programa Qualifica Mais, que foi lançado em 2021, já pactuou, para este ano, mais de 225 mil vagas em cursos presenciais e à distância, atendendo a mais de 1,3 mil municípios em todo o Brasil, com um recurso total de mais de R$ 412 milhões de reais. Com mais essa entrega, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do MEC, dá mais um passo rumo ao cumprimento da meta 2 do Plano Plurianual que é o de elevar para 3 milhões o total de matrículas em cursos técnicos e em cursos de qualificação profissional, em 2023.

O Painel de Oportunidades é uma importante ferramenta para aumentar a procura pelos cursos da Educação Profissional e Tecnológica e, consequentemente, as matrículas nessa modalidade, dando mais transparência às ofertas de cursos e facilitando o acesso ao público. Além disso, o Painel também oferece informações sobre a previsão de início pactuada com o parceiro ofertante, carga horária, número de vagas e eventuais pré-requisitos para matrícula dos estudantes.

Acesse o Painel de Oportunidades do Programa Qualifica Mais.

Leia mais notícias e artigos em nosso blog – Bonsae® Conteúdos – Bonsae®

Acompanhe todas as novidades sobre a bonsae em nosso instagram – bonsae (@bonsaeoficial) • Fotos e vídeos do Instagram