O Direito está em tudo o que é feito pelos seres humanos, inclusive nos filmes brasileiros. Sendo assim, em cada situação podemos enxergar ensinamentos e a aplicação das leis. Dessa forma, não poderia ser diferente com as obras da ficção, que muitas vezes dão espaço para uma análise profunda e rica.
Pensando nisso, listamos algumas produções interessantes do Cinema Brasileiro. Com toda a certeza, nelas podemos exercitar e apurar o olhar para o viés jurídico, confira!
1. Cidade de Deus (2002)
Diante de uma realidade que convergia para um caminho inevitável de crime e violência, Buscapé encontra na fotografia um meio de escapar. O jovem pobre, negro e sensível vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do estado do Rio de Janeiro.
Ao exercer seu talento como fotógrafo e construir uma carreira, Buscapé se livra do seu destino certo. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia do local onde vive.
2. Central do Brasil (1998)
Dora é uma ex-professora amargurada que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem que ela envie para suas famílias. Contudo, mesmo recebendo o dinheiro, ela não envia as cartas.
Por infortúnio do destino, Josué, filho de uma de suas clientes, fica órfão. Desse modo, o menino de nove anos acaba sozinho com ela depois que a mãe falece em um acidente de ônibus. Sendo assim, ela reluta em ficar com o menino, mas se junta a ele em uma viagem em busca do pai desconhecido de Josué.
3. O Auto da Compadecida (2000)
Um dos filmes brasileiros que se tornou um clássico do cinema e foi reconhecido mundialmente, O Auto da Compadecida narra as aventuras dos queridos personagens Chicó e João Grilo, dois jovens pobres que aplicam pequenos golpes para sobreviver.
Em um desses episódios, a dupla se vê encrencada ao cruzar o caminho de um perigoso cangaceiro, conhecido como Severino de Aracaju. Depois de cair em um dos golpes, Severino os persegue pelo pequeno vilarejo onde eles moram.
4. Bacurau (2019)
Um mistério assola Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro. Depois de descobrirem que o local não consta mais no mapa, uma sequência de eventos estranhos começa a acontecer.
Enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Quando carros são baleados e cadáveres começam a aparecer, os habitantes percebem que estão sendo atacados. Assim, o grupo precisa descobrir quem é o inimigo e encontrar um jeito de se defender.
5. A vida invisível (2019)
Guida desaparece misteriosamente. mas algumas cartas antigas surpreendem Eurídice, sua irmã, com 80 anos de idade. No Rio de Janeiro dos anos 1950, Guida e Eurídice são cruelmente separadas, isso as impede de viver os sonhos que construíram juntas ainda na adolescência. Ou seja, invisíveis e sem voz em uma sociedade misógina, paternalista e conservadora, elas se desenrolam para seguir em frente.
Ainda não acabou…
Para complementar a nossa lista de filmes brasileiros, existem ainda dois livros interessantes que discorrem sobre a relação do cinema brasileiro com o direito. Em “Direito e Cinema Brasileiro”, de Edilza Melo e “Os Advogados vão ao cinema”, de José Roberto de Castro Neves, diversos filmes são apresentados e discutidos sob a ótica jurídica. Sendo assim, é uma ótima oportunidade de encontrar o Direito em seus aspectos mais diversos, além das suas aplicações mais variadas.
Leia também: Halloween: casos de terror no mundo do Direito
Siga nossas redes sociais. bonsae (@bonsaeoficial) • Fotos e vídeos do Instagram