A importância da análise de casos práticos no aprendizado do Direito

Compartilhar:

Dentro do curso de Direito, os estudos de caso são etapas fundamentais para o aprendizado e a formação dos futuros advogados e juízes. A partir da análise de casos práticos, os acadêmicos em direito têm a oportunidade de se prepararem para a futura profissão e, especialmente, para conseguirem a aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Confira o post completo →→

O que é um caso prático?

No campo do Direito, os casos práticos são simulações que os alunos devem responder, ou seja, situações reais ou hipotéticas analisadas a partir do conhecimento teórico dos estudantes. É através dos casos práticos que o aluno de direito coloca em prática os conteúdos abordados em sala de aula, argumentando a partir da resolução do objeto de estudo.

Durante a resolução de um caso prático, portanto, os graduandos necessitam analisar e interpretar as situações, apresentando seu ponto de vista e exercitando o papel de um advogado, juiz ou jurado de um caso. Essas práticas acadêmicas preparam o estudante para desenvolver estratégias após a graduação, melhorando a desenvoltura do estudante e preparando-o para a profissão.

As análises dos casos durante a graduação permitem aos estudantes adquirir experiência e aplicabilidade das práticas jurídicas, desenvolvendo novas habilidades e competências para o exercício da profissão, como a oratória, argumentação e o pensamento crítico.

O estudo através da análise de casos práticos melhora o desempenho do corpo discente. Melhorando, desse modo, o rendimento da Instituição de Ensino (IES). Para saber mais, a Bonsae disponibiliza um e-book completo sobre a qualidade dos cursos de Direito ativos no Brasil. 

E-book: Qualidade dos cursos de Direito no Brasil: Enade e Selo OAB Recomenda 

Muitos casos incluem dilemas éticos, o que ajuda os estudantes a entender e aplicar os princípios éticos necessários para a advocacia.

Ética e responsabilidade profissional

A ética profissional é norteada a partir de um conjunto de normas e leis que regulam o comportamento da profissão. Dessa forma, uma das várias habilidades que o estudante pode desenvolver durante a análise de casos jurídicos é exercer a utilização da ética e responsabilidade profissional da advocacia.

Preparação para a OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é responsável por assegurar e direcionar a classe dos advogados, prezando pela celeridade judicial e aplicação das leis de forma justa. O exame da OAB é a principal prova para os profissionais que se formam em Direito. Ou seja, é através dela que os bacharéis obtêm o aval para o exercício da profissão no país. A avaliação exige um conhecimento jurídico adquirido pelo estudante ao longo da graduação, avaliando a capacidade dos candidatos de resolver problemas legais com base na legislação brasileira.

Para obter o aval do órgão, é necessário dedicação e estudo pelo estudante. A preparação, portanto, é um ponto fundamental para quem deseja ter um bom desempenho na prova, afinal, apenas com a aprovação, o recém-formado conseguirá o consentimento para atuar.

Uma das principais dificuldades dos alunos durante a realização do exame, é a resolução de questões e interpretação de casos. O estudo de casos durante a graduação é extremamente útil na preparação para a prova. Desse modo, a análise de casos práticos auxiliará no desenvolvimento das resoluções dos casos durante o exame da Ordem. Essa forma de estudo na graduação prepara os estudantes para enfrentar problemas jurídicos semelhantes na prova e na prática profissional.

Muitos casos analisados durante o curso de direito incluem dilemas éticos, o que auxilia os estudantes a entender e aplicar os princípios éticos necessários para a advocacia, algo crucial na prova da OAB. 

Ferramentas para auxiliar em casos práticos no curso de Direito

Existem algumas ferramentas que podem facilitar as IES na criação e organização de práticas jurídicas dentro do curso de Direito mediante estudos de casos simulados ou disponibilizando atendimento a situações de casos reais, como no caso da Bonsae.

Dentro da plataforma da Bonsae, existem diversas ferramentas que possibilitam a criação de práticas simuladas e reais para que o aluno tenha esse contato com a interpretação e resolução de estudos de caso, facilitando a imersão do aluno com o conteúdo e possibilitando a aplicabilidade dos conteúdos teóricos vistos em sala de aula. 

Além disso, a plataforma da Bonsae ainda oferece:

  • Avaliação individualizada de práticas de turma e atendimentos reais
  • Diagnósticos e relatórios personalizados por perfil, com geração de PDFs ou XLS com um clique
  • Controle de movimentações e intimações processuais
  • Todos os prazos em uma só agenda
  • Perfil do alunos com todas as atividades realizadas
  • Avaliações individualizadas por aluno de seus atendimentos reais
  • Biblioteca de práticas Bonsae ou de sua instituição

Como nossa Biblioteca de práticas auxilia na análise de casos práticos?

A plataforma da Bonsae frequentemente cria e disponibiliza suas próprias práticas em diversas áreas do Direito para facilitar o trabalho dos docentes. Além disso, a própria IES pode criar suas práticas e disponibilizá-las para todo o corpo docente da rede. Isso permite que a padronização do ensino jurídico em todos os campi da instituição

Para ter acesso às ferramentas disponibilizadas pela plataforma e melhorar o ensino de Direito na sua instituição, agende uma demonstração agora mesmo:

Agende uma demonstração

Quer descobrir mais sobre casos práticos de direito? Confira nossa matéria: Qual a importância do NPJ para a efetivação do Direito de acesso à justiça?

Aproveite e acompanhe a Bonsae no Instagram – bonsae (@bonsaeoficial) • Fotos e vídeos do Instagram

Talvez possa interessar