A aplicação da prova do Enade acontecerá domingo (14).

O exame avaliará cerca de 490 mil estudantes concluintes dos cursos de 30 áreas do conhecimento vinculadas ao ano II do sexto ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Os estudantes são avaliados por meio da aplicação da prova e do preenchimento do Questionário do Estudante, disponível para envio das informações até 13 de novembro, pelo Sistema Enade. Os dois instrumentos são requisitos para assegurar a regularidade dos inscritos junto ao exame. Ao preencher o questionário, o participante tem a oportunidade de avaliar seu curso de graduação e sua instituição de educação superior em diferentes aspectos.

O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

Cartão de confirmação – Está disponível, no Sistema Enade, o Cartão de Confirmação de Inscrição dos estudantes inscritos pelas instituições de educação superior para o Enade 2021. Para visualizar o cartão de confirmação, o participante deve ter concluído o Cadastro do Estudante e o preenchimento do Questionário do Estudante. No cartão, constam informações como local e horário de aplicação da prova do Enade, documentação de identificação exigida no dia do exame e atendimentos (se solicitados e aprovados).

Enade – Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sinaes, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Juntos, eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada em seu histórico escolar pela instituição de educação superior à qual está vinculado.

Confira o edital do Enade 2021